Logo%20sem%20escrita_edited.png

SOBRE O CURSO

Nós, como amantes da arte em madeira, queremos proporcionar a oportunidade de descobrir um novo mundo para outras pessoas também. Por isso criamos um curso especialmente desenvolvido para ensinar o básico para pessoas que querem aprender a trabalhar com a madeira. 

Antes de falar sobre como funciona o nosso curso, gostaríamos de explicar o porque de oferecermos essa oportunidade. Nós somos uma empresa especializada em fabricação de mobiliário com a madeira de pinus em Brasília, Temos 5 anos de estrada e muita coisa aprendemos ao longo desse caminho. Mas o nosso início foi como todos os outros, do zero, do nada. Eu me chamo Rodrigo e junto com a minha mãe, Dona Dalva, sou o fundador da Era o que Faltava e até 5 anos atrás eu nunca tinha tido contato com a marcenaria.  Iniciei essa descoberta por conta de uma oportunidade que me deram dentro de uma oficina compartilhada. Ali foi o inicio de tudo, ali que eu fui de aprendiz voluntario a criar a minha própria empresa de fabricação de móveis personalizados. Por 6 meses pude trocar experiencias com outras pessoas e aprender toda a base do que sei hoje. 

 

Quando eu percebi o poder de transformação que a marcenaria causou em mim, me despertou o sentimento de alguma forma poder em algum momento proporcionar essa experiência a outras pessoas também.  

Como forma de colocar esse sonho em prática, nós criamos esse curso para proporcionar a oportunidade a outras pessoas que possam ter, assim como eu tive no início, a curiosidade de aprender algo novo e desafiante. É um curso que vai muito além de um simples dia em uma marcenaria. Além da nossa oficina ser uma oficina completa com amplo espaço e ampla variedade de equipamentos, a oficina da Era o que Faltava funciona em uma chácara com um ambiente super agradável, com muito verde e tranquilidade em volta, o que propicia um dia de folga, literalmente, pois a natureza e o espaço fazem toda a diferença na experiência. 

CURSO DE MARCENARIA PRÁTICA - ERA O QUE FALTAVA

Nossa forma de compartilhar experiências com vocês

Nesta série de 3 vídeos apresentamos nossa oficina e nossa chácara para vocês

Logo%20sem%20escrita_edited.png

"a marcenaria é reveladora e te abre um mundo de possibilidades novas..."

Ela como hobby é uma atividade que, apesar de intensa é muito relaxante, é basicamente uma terapia. Além de trabalhar a criatividade na criação e na execução do projeto, exercita a nossa capacidade de resolver problemas também. Você pode fazer projetos pessoais em casa, fazer artesanato, presentear pessoas com peças em madeira feitas por você.

Ela como habilidade é uma maneira de você conseguir resolver problemas do dia-a-dia de forma independente, basta saber utilizar o equipamento e você se torna auto-suficiente em diversas necessidades ao longo da vida. Seja apertando um parafuso ou construindo um armário pra você.

Ela como profissão pode, além de todos os outros benefícios, te trazer uma renda baseada no seu trabalho/lazer.

 

Acreditamos que a marcenaria é para todos, nós somos exemplos disso. 5 anos atrás e experiência zero, e hoje temos orgulho de ver os projetos que fomos capazes de desenvolver. A evolução é constante e só depende da gente!

Logo%20sem%20escrita_edited.png

COMO VAI FUNCIONAR O CURSO ?

O curso é baseado na marcenaria moderna que é uma forma de marcenaria mais prática utilizando ferragens e maquinários para facilitar a produção de uma peça com madeira, diferente da marcenaria tradicional derivada da carpitaria que é uma forma mais artesanal de produzir as peças utilizando só equipamentos manuais e encaixes.

No curso vamos desenvolver um projeto totalmente do zero. O passo-a-passo detalhado de todo o processo de produção de UMA PEÇA DE MOBILIÁRIO e para isso utilizaremos a madeira de pinus como matéria-prima para a produção da nossa peça. A madeira de pinus é uma madeira ecológica, seguindo nosso conceito em manter uma atividade sustentável. Além disso, tem a vantagem de ser uma madeira de fácil acesso, com preço acessível e relativamente fácil de se trabalhar. Sem falar da sua beleza única, o que traz vida e charme para o seu móvel ou peça de artesanato, e para o seu ambiente.

Aprenderemos a desenvolver um projeto baseado nas tábuas de pinus, assim como todas as fases de acabamento da madeira utilizando os equipamentos necessários para chegar ao melhor acabamento possível, e a montagem da peça propriamente dita. Além da parte prática, ao longo das fases passamos todas as informações necessárias para você começar a produzir suas próprias peças em casa. Informações como tipos de material que poderiam ser utilizados para produção e como acha-los no mercado. Falaremos sobre as ferragens mais utilizadas e onde encontrar, e, claro, falaremos sobre todos os equipamentos básicos para ser capaz de produzir sozinho algo em casa, como informações de modelos disponíveis e faixas de valor. É um curso intensivo completo onde você além de levar pra casa uma peça linda feita por você, vai terminar sabendo de tudo que você precisa saber para iniciar a sua prática sozinho e sem mistérios.

São dois dias de pura descoberta que pode te abrir fronteiras! Além de toda a experiência com a marcenaria, teremos também a experiência de passarmos dois dias em um ambiente envolto em natureza e tranquilidade, a nossa chácara. E para tornar a experiência ainda mais intensa e imersiva, os almoços serão feitos no próprio local com um super rango caseiro feito pela dona Dalva, artista de carteirinha e cozinheira de mão cheia nas horas vagas. E no final do dia aquele lanchinho da tarde para descontrair e curtir o que se aprendeu.

Para criar essa experiência para você, a Era o que Faltava disponibiliza de uma oficina completa para o manuseio e para a produção de peças com elevado nível de detalhe e acabamento! Disponibilizamos de máquinas de bancada, máquinas elétricas e à bateria e ferramentas manuais para uso geral, além de uma seção de pintura completa com compressor e pistola de pintura. Suprimentos gerais como equipamento de proteção individual, lixa, ferragens e suprimentos básicos para o trabalho com a madeira também são fornecidos, além da própria matéria-prima, a madeira de pinus. Você realmente só precisa vir e trazer sua vontade de aprender aliada à sua criatividade e imaginação.

Logo%20sem%20escrita_edited.png

nossos

equipamentos

EQUIPAMENTOS ESTACIONÁRIOS

  • Serra esquadrijadeira

  • Serra de corte meia esquadria

  • Serra de corte de bancada

  • Serra fita

  • Desenpenadeira

  • Desengrossadeira

  • Lixadeira de cinta

  • Furadeira de bancada

 EQUIPAMENTOS DE MÃO

  • Furadeira

  • Parafusadeira

  • Lixadeira orbital, rotoobital e de cinta

  • Pinadoura

  • Tupia refiladeira e de coluna

  • Esmerilhadeira

 

FERRAGENS E INSUMOS EM GERAL

Logo%20sem%20escrita_edited.png

qual a peça que vamos produzir?

No curso vamos aprender marcenaria na prática produzindo uma linda mesinha de cabeceira, pensada não só pra te servir como meio para você aprender a arte com a madeira, mas também para te ensinar sobre como conseguir resolver sozinho problemas seus comuns do cotidiano em casa. Aprenderemos como instalar e regular dobradiças de portas e como instalar e fazer manutenção em trilhos de gavetas, habilidades que podem ser bastante uteis na sua casa. Você vai aprender a se tornar mais independente sabendo como utilizar corretamente diversas ferramentas e equipamentos que podem te ajudar bastante em diversas situações!

Confira alguns vídeos e fotos de edições anteriores:

Logo%20sem%20escrita_edited.png

TÓPICOS QUE SERÃO ABORDADOS NO CURSO

  • demonstração da madeira de pinus como madeira com dimensões comerciais e suas características, e informações extras sobre outros materiais.

  • apresentação de todos os equipamentos presentes na oficina, como máquinas estacionárias e ferramentas de mão, elétricas, a bateria e pneumáticas.

  • demonstração de como se montar o projeto da peça a ser produzida.

  • utilização da desempenadeira

  • utilização da desengrossadeira

  • uso da serra esquadrijadeira para cortes transversais

  • uso da serra de bancada para cortes longitudinais

  • uso da lixadeira de mão para acabamento

  • montagem de uma mesinha de cabeceira utilizando equipamentos de mão como furadeira, parafusadeira, pinadoura, serra tico-tico e furadeira de bancada

DEPOIMENTOS

MARTHINHA

Com a "Era o que Faltava" aprendi a construir um caixote! Foi um dia super divertido que aprendi a manusear varias máquinas e ferramentas!  O caixote ficou lindo e é uma peça super versátil em casa! 

NEIDSON CÉSAR

O curso da Era o que Faltava foi excelente! Fiz uma caixa de palete maravilhosa sob a orientação do Rodrigo e euqipe! Super indico! E sem contar que a mãe do Rodrigo é um amor de pessoa!

20190330_123928_edited.jpg

GUIULIANA

Meu primeiro workshop na Era o que Faltava foi incrível. Eu sempre fui apaixonada por objetos de madeira porém não tinha experiencia nenhuma e no curso com total vivencia no processo de criação, adquiri conhecimentos básicos e suficientes para começãr a produzir minhas primeiras peças com eficiencia e dominio.

20190330_114722_edited.jpg

DÉBORA

Eu sempre tive vontade de fazer um curso de marcenaria, mas nunca tinha encontrado nada aqui em Brasília. Até o dia que descobri a Era o que Faltava! Fiquei super empolgada e entrei em contato com o Rodrigo. Logo fiz o curso e foi muito bom, aprendemos desde a desmontagem do palete até a finalização  da banqueta. Aprendi muito! Recomendo demais o curso!

Logo%20sem%20escrita_edited.png

1.

PRECISA TER ALGUMA EXPERIENCIA?

NADA. Do inicio ao fim você será orientado sobre todo processo de preparação e montagem da peça, além de aprender a teoria e prática de todos os equipamentos que vamos utilizar durante o curso. É facil e intuitivo, alem de prazeroso.

2.

ENTÃO É UM CURSO PARA INICIANTES?

Também não necessáriamente. Se você já tem alguma experiencia com marcenaria mas quer compartilhar e absorver um pouco mais participando com a gente você também é muito bem-vindo. Temos uma vasta experiencia na producão de móveis e como empresa e sempre podemos te ajudar com novos conhecimentos e informações importantes.

3.

MAS VOU PRECISAR COMPRAR TODAS AS MAQUINAS PARA PODER FAZER EM CASA?

Isso também não é necessário. No curso iremos usar equipamentos pesados para alcançar o melhor nivel de acabamento possivel e te mostrar essas possibilidades, mas a mesma peça poderá ser feita com uma simples tico-tico, uma lixadeira e uma furadeira/parafusadeira, equipamentos bem mais acessíveis e com uma alta serventia em casa não só para uso especifico em marcenaria. 

4.

E SE EU QUISER PRODUZIR MINHAS PEÇAS DEPOIS COM OUTRO MATERIAL DIFERENTE DO PINUS?

O pinus será nossa base por ser um material de fácil acesso e por se tratar do material base de todo o nosso conceito sustentável e experiência profissional, porém iremos também aprender sobre outras formas de matéria-prima e como utiliza-las, como chapas de madeira ou compensado, ou até mesmo chapas de MDF.

5.

E POR QUE O CURSO DA ERA O QUE FALTAVA É DIFERENTE DOS OUTROS?

Nosso curso é baseado na nossa experiência prática com produção de móveis com a madeira de pinus adquirida ao longo de 5 anos de mercado. Hoje nosso local dispõe de todo o maquinário e estrutura necessários para se desenvolver qualquer projeto, além de estarmos situado em um local aconchegate que é uma atração à parte nessa experiência.

DÚVIDAS MAIS FREQUENTES

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

CURSO DE MARCENARIA PRÁTICA

                                            

    Duração: 18 horas

         O curso será realizado na oficina da Era o que Faltava durante dois sábados seguidos,

         de 09 às 18 horas, com intervalo para almoço.

    Experiência:   <